Skip directly to content

Trilha de Luz é realizada pela primeira vez em MS e encerra com Pré- Encontro em Corumbá.

Por: 
Carla Gavilan
30/06/2017

Divulgação da Doutrina Espírita, fortalecimento dos laços de amizade e prática do evangelho do Cristo. Estas foram as atividades da coordenação nacional do Encontro Luiz Sérgio, junto com o grupo regional de Mato Grosso do Sul, desenvolvidas na 1ª Trilha de Luz no estado.

“A Trilha de Luz é uma outra vertente dos Encontros Luiz Sérgio, que tem os Encontros e Pré-Encontros, e consiste na visita a casas espíritas de diversas cidades, estabelecendo laços, reencontrando amigos que têm afeição à obra de Luiz Sérgio e, até mesmo, encontrando pessoas em localidades que não tem Casa Espírita nenhuma, mas que são leitores de Luiz Sérgio”, explica o coordenador nacional, Alexandre Magno.

 

A programação aconteceu entre os dias 15 e 16 de junho, com saída de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, no feriado de Corpus Christi, e percorreu cinco cidades, além da Bolívia, no município de Puerto Quijárro.

O primeiro dia da Trilha de Luz teve início na cidade de Terenos, localizada a 30 quilômetros da capital, com a divulgação do XXII Encontro Luiz Sérgio, que este ano será em Parnaíba, no Piauí.

Em seguida, a equipe esteve em Aquidauana, município centenário de Mato Grosso do Sul conhecido como Portal do Pantanal. Lá, o grupo se reuniu com a diretoria e com os trabalhadores do Centro Espírita Casa do Caminho.

“Foi uma reunião muito proveitosa, pois falamos a respeito do suicídio, consequências e prevenção sob a luz da Doutrina Espírita. Além disso, conversamos sobre os desafios da implantação de uma mocidade espírita e evangelização infantil, bem como da alegria de trabalhar para o Cristo”, afirma a coordenadora regional, Carla Gavilan.

A cidade de Miranda, que fica a 75 quilômetros de Aquidauana, recebeu a visita da equipe na sexta-feira (16) de manhã, no Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade, uma das mais antigas de Mato Grosso do Sul. no local, o grupo fez a divulgação do XXII Encontro Luiz Sérgio, que será nos dias 18 e 19 de novembro, e também detalhou a programação dos Pré-Encontros do ano 2017.

Ainda na sexta-feira, a Trilha de Luz chegou em Corumbá, cidade brasileira que faz fronteira com a Bolívia e que referência em turismo no estado por concentrar as belezas naturais do Pantanal.

Vizinha de Corumbá é a cidade de Ladário, onde os integrantes realizaram uma palestra à diretoria, trabalhadores e comunidade em geral no Centro Espírita Francisco de Assis.  

“A conversa foi a respeito da obra ‘Dois Mundos tão Meus’, em que nosso amigo Luiz Sérgio aborda a importância do estudo e da prática, da vida espiritual e da vida material. O Centro Espírita é novo, foi fundado a partir de um posto de assistência, e todos estão muito motivados. Ficamos felizes ao saber que possuem evangelização e mocidade espírita. É bem possível que recebam um Pré-Encontro futuramente”, diz Joana d’ Arc, integrante da coordenação regional de Mato Grosso do Sul.   

Alegria e confraternização marcaram o último dia da Trilha de Luz, no sábado (17), com a realização do Pré-Encontro Luiz Sérgio em Corumbá, na Fraternidade Espírita Maria de Nazaré, localizada no bairro Cravo Vermelho II.

“A Casa Espírita atendeu prontamente nosso convite em realizar o evento pela primeira vez em Corumbá, mobilizou os trabalhadores, jovens, crianças e adultos. Foi um Pré-Encontro especial e marcante para todos nós. Esperamos retornar em 2018”, destaca o coordenador regional de Mato Grosso do Sul, Eduardo Nantes.

A programação, como em todo Pré-Encontro, começou pela manhã com a palestra do livro “Amando Sempre”, que é o tema central deste ano, e teve sequência com os estudos dos livros “Falando aos Jovens” e “Na Esperança de uma Nova Vida”.

O período da tarde foi reservado à reflexão da valorização da vida, por meio da campanha “Viver vale a Pena”, que teve início com uma apresentação sobre a prevenção ao suicídio e finalizou com a atividade prática com a comunidade.

Divididos em duas equipes, os participantes distribuíram mensagens espíritas a respeito da superação e do enfrentamento dos desafios através dos conhecimentos da Doutrina Espírita, nas casas do bairro.

“A prática é a vivência da teoria, tal como Luiz Sérgio nos ensina nas obras, a exemplo do que ele vive no mundo espiritual. O trabalho foi muito bonito, os jovens foram bem recebidos pelos moradores, muitos solicitaram informações a respeito do atendimento da Casa Espírita e os adolescentes tiveram a oportunidade de se sentirem úteis e responsáveis por um mundo melhor através da caridade, como nos ensina Jesus”, finaliza Alexandre Magno.